quinta-feira, 19 de novembro de 2009
COMUNICADO
Fiquem atentos é só acompanhar na coluna a direita "Arquivo do Blog" !!!
Um forte abraço,
PERFIL PROFISSIONAL
WILLIAM RAHHAL
Brasileiro, casado.
Data de nasc. 02/07/65.
e-mail: wrahhal@ig.com.br
RESUMO DE QUALIFICAÇÕES
Graduação em Administração de Empresas;
- 24 anos de experiência profissional vivenciado na área de Incorporação, Comercial e Financeira em empresas de grande porte, (Banco Bandeirantes S/A; Encol S/A - Engenharia Comércio e Indústria; Central Park Negócios Imobiliários S/C Ltda; Tibério Construções e Incorporações Ltda; Cotage Incorporadora e Construtora Ltda; Rossi Residencial S/A; Even Construtora e Incorporadora S/A; Trisul Incorporadora e Construtora S/A);
- Facilidade de contato e relacionamento interpessoal; boa visão estratégica e administrativa aliada à capacidade gerencial de liderança e comunicação; trabalho em equipe com base em planejamento, coordenação e cobrança de metas e objetivos;
- Ampla vivência no gerenciamento de projetos de novos empreendimentos, incorporação, marketing, vendas, personalização de unidades, relacionamento com clientes, instituições financeiras e acompanhamento de obras;
- Responsável pelo Gerenciamento Financeiro, Incorporação, Marketing, Atendimento ao Cliente, Comercial nas Incorporadoras e Construtoras citadas acima, representante legal no acompanhamento de ações judiciais, visando viabilização de acordos com intuito de manter uma carteira de clientes com menor número possível de pendências judiciais e extrajudiciais, acompanhamento da área de vendas e incorporações, montagem de equipes e coordenação de vendas;
- Implantações da Gerência de Incorporações e Atendimento ao Cliente em novas filiais;
- Comando de equipe de Corretores de imóveis de lançamentos, acompanhamento desde a parte de análise financeira/crédito até fechamento de contrato;
- Serviço de Consultoria Imobiliária direta ao Consumidor através de programa de rádio;
- Responsável pela implantação da área de financiamento bancário e FGTS, nível nacional pela Rossi Residencial S/A, que por sua vez não existia desde 1.992;
- Sempre orientando e palestrando aos supervisores de atendimento ao cliente, outros departamentos e corretores de grandes imobiliárias, em todos os aspectos ligados ao produtos a serem lançados;
- Desde Janeiro/2001, incorporou a Gestão da Carteira e Relacionamento com Clientes nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói, Campinas, Vitória, Porto Alegre e Curitiba, com 30.000 clientes sendo 7.000 ativos e administrando uma equipe de 20 funcionários, na organização de diversos aspectos, tais como: Relatórios Gerências de Inadimplência, acompanhamento de recebíveis, implantação do sistema de antecipação de pagamentos, análise de crédito no ato da venda, processos de financiamentos bancários, alienações fiduciárias, instalações de condomínios entre outros assuntos pertinentes à gestão da carteira;
- Criação de Fluxogramas para processos internos/externos e manual de procedimentos;
- Manual do Proprietário, Visita à Obra, Dia da Medida e comunicações relacionadas aos clientes;
- Responsável e colaborador pela publicidade e marketing direcionada ao cliente através de distribuição de folhetos de rua, revistas, televisão, estruturação de site junta às agências de publicidades, QG COMUNICAÇÃO, AGÊNCIA UM, AGE, EUGENIO e J3P;
- Implantação e realização de feira direcionada ao cliente para mobiliar e decorar sua casa. Eventos realizados no Terraço Daslu em 2007 e 2008, com um público de visitação, durante quatro dias, de aproximadamente 5.000 pessoas, evento este chamado de EVEN FAIR. Trabalho foi desenvolvido junto a agência de publicidade J3P, com midia de jornais e televisão;
- Ministrando curso de atendimento ao cliente para todas as regionais da empresa em diversas cidades do Brasil;
- Grande relacionamento junto às instituições financeiras de crédito imobiliário como, HSBC, Sanatander/ABN, Itaú/Unibanco, Bradesco e Caixa Econômica Federal;
- Várias matérias em jornais de grande circulação de São Paulo, Estado de São Paulo, Jornal da Tarde, Revista Rossi, Revista Evenmag e outros veículos de comunicação;
FORMAÇÃO ACADÊMICA
· Graduação em Administração de Empresas
Universidade Ibirapuera - SP - 1990.
CURSOS EXTRACURRICULARES
· Neurolingüísticas
· Participações em diversos cursos de especialização, reciclagem e acompanhamento das novas técnicas mercadológicas de Vendas e Atendimento.
· Técnicas de Atendimento ao Cliente - Interno
· Técnicas em Vendas - Interno
· I Seminário Financiamento Habitacional (SECOVI) – 27/03/2001
· Contas a Receber – Ministrado por Adriano Blatt – 18/05/2001
· Work Shop - ASUG – Associação dos Usuários do SAP – 10/08/2001
· Atendimento ao Cliente no Mercado Imobiliário (Sinduscon) – Ministrado por Hisae Gunji e Lílian Sarrouf – 07/10/2003
· A Arte de Negociação – Ministrado pelo CNRC - Centro para Negociação de Conflitos com Marc Burbridge e Denise Manfredi
· BSP – Business School São Paulo – Curso Intensivo de Gestão Empresiarial
INFORMÁTICA
· Windows, Word, Excel, Power Point, Internet, SAP, BW.
HISTÓRICO PROFISSIONAL
11/2009 - Atual: TRISUL INCORPORADORA E CONSTRUTORA S/A
01/2007 - 11/2008: EVEN INCORPORADORA E CONSTRUTORA S/AGerente Geral
10/1998 - 12/2006: ROSSI RESIDENCIAL S/A
Gerente de Atendimento ao Cliente
11/1997 - 10/1998: COTAGE INCORPORADORA E CONSTRUTORA LTDA
Gerente Comercial
02/1997 - 11/1997: TIBÉRIO CONSTRUÇÒES E INCORPORAÇÕES LTDA
Gerente Comercial
01/1996 - 02/1997: CENTRAL PARK NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS S/C LTDA
Diretor Comercial (Pertencente à COTAGE)
05/1986 - 12/1995: ENCOL S/A - ENGENHARIA COMÉRCIO E INDÚSTRIA.
Gerente de Atendimento a Cliente/Financeiro
04/1981 - 10/1985: BANCO BANDEIRANTES S/A
Caixa Executivo
'Link - Infomoney com a newsletter de imóveis 18/11/2009'
Abraço e até a próxima.
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
'Link - Infomoney com a newsletter de imóveis 11/11/2009'
http://web.infomoney.com.br/newsletter/off/nlim20091111.html
'Novas regras para seguro da casa própria devem baixar custo de crédito imobiliário'
BRASÍLIA - Os mutuários da casa própria com contratos vigentes vão poder renegociar o custo do seguro de seu imóvel e, com isso, baixar o valor da prestação, mostra reportagem de Geralda Doca publicada na edição desta segunda-feira do jornal O GLOBO. Essa possibilidade consta das novas regras para o seguro habitacional, que já estão prontas no Ministério da Fazenda e podem beneficiar mais de 2,4 milhões de pessoas (número de contratos ativos só na Caixa Econômica Federal, líder no segmento). Havia resistência por parte dos bancos que, alegando problemas operacionais e medo de calote, defendiam mudanças apenas para os contratos novos. Porém, na última hora, o governo decidiu que a norma valerá para todos os contratos em vigor. Outra novidade que promete aumentar a concorrência no setor será a permissão para que seguradoras de vida entrem neste mercado, restrito hoje às seguradoras de bens. A previsão é que as medidas passem a valer a partir de fevereiro de 2010 (90 dias a partir da publicação das novas regras no Diário Oficial da União). Um decreto presidencial, previsto para sair nos próximos dias, vai quebrar a reserva de mercado, permitindo que seguradoras de vida disputem o seguro habitacional. Haverá também duas resoluções, uma do Conselho Monetário Nacional (CMN), para orientar os bancos, e outra do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), que vai estipular uma espécie de apólice padrão, com as coberturas mínimas obrigatórias (morte, invalidez e danos ao imóvel, como incêndio por exemplo). De acordo com as novas regras, os bancos serão obrigados a oferecer duas alternativas de apólices aos novos mutuários: uma de sua seguradora e outra de uma empresa independente. Além disso, caso o interessado encontre uma proposta melhor no mercado, o banco será obrigado a recebê-la e avaliar. Só poderá recusá-la se fizer uma contraproposta de, pelo menos, o mesmo valor. Quem tem contrato mais antigo, ainda em vigor, também poderá fazer o mesmo. A instituição que concedeu o empréstimo e recebe pelo seguro poderá perder o serviço para a concorrente se não cobrir a oferta, além de ter de renegociar o contrato (pois o seguro está embutido no valor da prestação). A resolução do CMN vai fixar um prazo máximo de 12 meses para que o mutuário faça a primeira troca de seguradora. A partir deste prazo, não há limites. No entanto, a cada substituição, os bancos poderão cobrar uma taxa máxima de R$ 100 a título de custos operacionais se não tiver acordo operacional com a seguradora proposta pelo cliente. Técnicos do governo não têm estimativas de quanto o seguro poderá cair com as novas regras, alegando que os valores são muito diferenciados. Segundo cálculos citados no programa Minha Casa Minha Vida, voltado para a população de baixa renda, as tarifas variam, em média, entre 4% para quem tem 21 anos e 18,28% (51 anos). Com 61 anos, o percentual médio sobe para 35,09%.
Fonte: www.oglobo.com
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
'Link - Infomoney com a newsletter de imóveis 04/11/2009'
http://web.infomoney.com.br/newsletter/off/nlim20091104.html
Um abraço,
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
'Nova lei afeta mais de 1 milhão de inquilinos'
Meus comentários: É amigos(as), cada vez mais a população brasileira sofre com a questão da moradia, veja essa nova lei que estão querendo aprovar, no meu ponto de vista faz com o brasileiro venha comprar definitivamente seu "teto", precisamos ficar atento para atender esta demanda, como sempre digo espaço tem para o nosso mercado....
Abraços a todos.
Aprovação da legislação preocupa locatários comerciais e residenciais; no Brasil de cada dez imóveis, dois são alugados
São Paulo - Caso saia do papel como está, a nova Lei do Inquilinato pode afetar milhões de brasileiros. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil a cada dez imóveis, dois são ocupados por inquilinos. A estimativa de mercado é de que haja pouco mais de 1 milhão de contratos de locação no País (mais de 6 milhões de pessoas). Apesar da maioria das moradias ser própria, o País ainda sofre com o déficit habitacional. Estima-se que o Brasil tenha uma carência de 6,2 milhões de unidades. De acordo com levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 5,4 milhões de brasileiros gastam mais de 30% do orçamento com aluguel. A conclusão do Ipea é que as moradias estão cada vez mais caras; daí a necessidade de se investir mais na oferta de imóveis para aluguel. Os inquilinos de comerciais e residenciais estão preocupados com o impacto que a aprovação da nova Lei do Inquilinato poderá ter. Caso o projeto passe pela sanção presidencial, já se desenha um cenário oposto ao que se viu nos últimos anos. Em vez do movimento de proprietários de imóveis queixosos diante da falta de pagamento de alugueis, o Judiciário poder ser invadido por ações e pedidos de liminar por parte dos locatários. Já se fala na possibilidade de se tentar derrubar o texto da nova lei, caso aprovada, no Supremo Tribunal Federal (STF). Comerciantes defendem o diálogo entre locador e locatário e reforçam que a nova lei acelera as facilidades para o proprietário mal intencionado. São dois pontos mais polêmicos do projeto de lei do deputado federal José Carlos Araújo (PR-BA). Um deles prevê que o inquilino, ainda que esteja atrasado apenas um dia com o aluguel, possa ser despejado do imóvel. Hoje o juiz manda citar o devedor, que pode apresentar uma defesa. O outro ponto acaba com a renovação automática dos contratos. Se o proprietário alegar ter recebido propostas com valores mais altos de aluguel pode desfazer o negócio com o antigo inquilino. ‘‘É a denúncia vazia ao máximo’’, critica o advogado Pedro Lessi, presidente do Instituto Brasileiro de Defesa dos Lojistas de Shopping (Idelos). ‘‘O lojista pode ter todos os motivos do mundo para justificar o atraso de pagamento, mas não poderá expor nenhum deles porque antes disso a Justiça pode decidir colocá-lo para fora’’, observa. Luiz Fernando Pinto Veiga, presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (a Abrasce, que representa 385 shoppings, num total de 65 mil lojas), tem uma opinião diferente. ‘‘Não que a lei de 1991 fosse ruim, mas o projeto do deputado José Carlos dá mais segurança nos negócios. Com o locador mais seguro, a oferta de imóveis será cada vez maior. Até agora o que se via era a possibilidade de o locatário recorrer eternamente. Mas a nova lei vai agilizar o tratamento da justiça ao inadimplente’’, afirma. ‘‘Esta lei precisa ser defenestrada. Este deputado quer culpar o locatário pela falta de estrutura do poder judiciário, que deixa que os processos demorem tanto tempo para serem julgados’’, explica Lessi. O advogado afirmou que vai entrar com uma ação direta de inconstitucionalidade no Supremo caso o projeto de lei seja assinado por Lula. Divergências Responsável pelo conselho jurídico do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi), Jaques Bushatsky acredita que a oferta de imóveis vai aumentar. Atualmente, segundo ele, muitos proprietários, temerosos diante do risco de levar o calote, preferem ficar com os imóveis fechados a alugá-los e passar anos em uma briga na Justiça na tentativa de desocupá-los e receber os atrasados. ‘‘A lei também vai favorecer ao locatários, que terão mais opções’’, diz. Na análise de Nabil Sahyoun, presidente da Associação brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), em alguns pontos a lei vai melhorar a relação entre locatários e locadores. Por exemplo, no que diz respeito ao pagamento de uma multa proporcional, e não mais integral, no caso de o inquilino decidir deixar o imóvel antes do fim do contrato. Agora, segundo Sahyoun, a multa pode chegar no caso dos shoppings a 20 vezes o valor do aluguel. Ele afirma: ‘‘As negociações entre proprietários de imóveis e locatários continuarão a acontecer, independentemente da lei ganhar novos contornos’’.
Paula Pacheco - Agência Estado